Cabo Verde
banner

Reformados

Tempo de se apaixonar pela tranquilidade de Cabo Verde

Com uma temperatura superior a 20 graus durante todo o ano, Cabo Verde tem sol, tem mar, tem praia, mas tem também cultura, história e arte. E é esta diversidade que faz com que, cada vez mais, a ilha seja popular entre aqueles que trazem na mala mais tempo.

O arquipélago é família, é casa que acolhe e abraça quem a procura. Quem por cá passa, descobre belezas raras, na natureza e no povo cabo-verdiano.

Daqui não se levam apenas memórias, levam-se amigos para toda a vida e, talvez por isso, sejam muitos os que por cá plantam raízes, fazendo de Cabo Verde a sua segunda residência.

Ilha de Santo Antão

Com vales verdejantes, mar de azul imenso e paisagens rochosas, Santo Antão maravilha com a Ribeira Grande, o Vale do Paúl, o trilho da Ponta do Sol, o grogue e a saborosa caldeirada de cabrito com feijão.

Santo Antão é um local de diversidades e, num pulo, viaja-se do deserto à montanha, passando por paisagens de um verde intenso, onde espécies autóctones convivem com espécies trazidas de outras paragens.

Ilha de Santo Antão

Ilha de São Vicente

Berço de Cesária Évora, São Vicente é a capital da música crioula e de movimentos literários com muito impacto na cultura cabo-verdiana, com especial destaque para o Movimento Claridade.

O carnaval conhece, neste local, a maior festa do arquipélago, sendo também nesta ilha que acontece o Festival Baía das Gatas e o Festival Internacional de Teatro Mindelact.

São Vicente é uma ilha cosmopolita e o caldeirão das tradições africanas que, ao longo da história, foram sofrendo influências portuguesas, brasileiras, inglesas e japonesas.

Fonte RTC

Ilha de São Vicente

Ilha de São Nicolau

Terra de magia, lendas e crenças antigas. São Nicolau é terra de pessoas com sorrisos doces e de areias medicinais, ricas em iodo e titânico que, diz-se, são milagrosas para aliviar dores articulares e de ossos.

A ilha da nostalgia, que viu os naturais rumarem a São Tomé e levarem consigo a sodade da sua terra, tem uma herança cultural muito marcada.

As suas paisagens verdejantes, salpicadas com dragoeiros centenares, são um regalo inesquecível.

Fonte Soul Tours

Ilha de São Nicolau

Ilha do Sal

Plana e árida, a Ilha do Sal encanta pelas suas praias de águas transparentes e um clima tropical que agrada e conquista todos os que cá chegam. É o local certo para quem deseja relaxar e descansar.

Há sol, há desportos náuticos, há música e boa gastronomia. Há, no Sal, vida.

Ilha do Sal

Ilha do Maio

O Maio é a cultura cabo-verdiana em estado bruto. Vivem-se tradições coloridas e cheias de significado e as paisagens são de perder a respiração.

Com as Dunas de Morrinho, o Monte Penoso, a Praia de Bitchirotcha e as Salinas de Porto Inglês a servir de pano de fundo para uma descoberta única.

E, claro, a desova das tartarugas é um marco da visita à Ilha do Maio.

Maio é um autêntico achado africano em pleno Atlântico onde, diariamente, se trabalha para que a preservação da identidade das riquezas locais não se perca, Há sempre um animado o jogo de cartas a encher as mesas das esplanadas ou a faina que, diariamente, enchem as praias de peixe fresco.

Ilha do Maio

Ilha de Santiago

Na maior ilha de Cabo Verde, as marcas coloniais estão presentes em todos os cantos, encantando os amantes de História.

Os mercados são coloridos e vivos, com música crioula, produtos agrícolas, peças de artesanato típico, como olaria e cestaria..

Ilha de Santiago

Ilha do Fogo

É nesta ilha que fica o ponto mais alto de Cabo Verde e, também, o único vulcão ativo do arquipélago. Apesar do seu aspecto agreste, é terra fértil que permite cultivar vinhas em plena cratera vulcânica.

O Fogo é único e merece uma visita sem relógio, apenas para se encantar com a força da natureza e a imponência da presença do vulcão.

Ilha do Fogo

Ilha Brava

Quem vem, fica, porque a Brava é abrigo.

Na mais florida e verde ilha de Cabo Verde, o ar é perfumado a jasmim. As caminhadas são acompanhas de cor e do intenso chilrear dos pássaros. Há piscinas naturais para um mergulho em águas mornas e cristalinas, há sabores imperdíveis e um povo que sabe acolher.

Com uma vegetação esplendorosa que serve de pano de fundo para as mais belas e ricas mornas, Brava tem bem enraizada a cultura crioula, numa homenagem permanente a Eugénio Tavares.

Ilha Brava

A Medicina tradicional de Cabo Verde

Em Cabo Verde, assim como em muitas outras culturas ao redor do mundo, existem práticas de medicina tradicional que são passadas de geração em geração e que muitas vezes são utilizadas por pessoas mais velhas ou reformadas para cuidar da saúde e tratar de doenças. 

É importante ressaltar que a medicina tradicional não substitui a medicina moderna baseada em evidências, mas pode ser uma parte integrante do sistema de saúde de uma sociedade. 

Algumas práticas medicinais tradicionais em Cabo Verde incluem:

Uso de Plantas Medicinais: Muitas pessoas em Cabo Verde usam plantas medicinais para tratar uma variedade de condições de saúde. Exemplos incluem o uso de chá de hortelã para problemas digestivos, o chá de limão para resfriados e gripes, e o chá de alfavaca para aliviar dores.

Banho de Ervas: Banhos de ervas são frequentemente usados como forma de purificação e tratamento. Ervas específicas podem ser combinadas em água quente para fazer banhos que acredita-se terem propriedades terapêuticas.

Massagem e Manipulação: Massagens terapêuticas e técnicas de manipulação corporal são usadas para aliviar dores musculares e promover o relaxamento. Os Óleos naturais muitas vezes são usados para ajudar na massagem.

Banhos de Mar: Acredita-se que a água do mar tem propriedades curativas. Algumas pessoas tomam banhos de mar como parte dos seus cuidados de saúde.

É importante observar que as práticas medicinais tradicionais podem variar em diferentes regiões e comunidades em Cabo Verde.

Veja mais tipologias de férias em Cabo Verde aqui.

A Medicina tradicional de Cabo Verde
explore

Explore cabo verde

Sol e praia, trilhos de montanha, paisagens de uma natureza que tão facilmente brota por todo o lado e uma riqueza de costumes e tradições que não se traduz em preço algum: Cabo Verde é um paraíso que descansa à beira-mar.

Com a morabeza das gentes e a magia que só se encontra em Ilhas de sol e mar, este país-arquipélago é um universo de experiências a descobrir.

Os sabores, os cheiros e as cores entranham-se nas memórias e aqui sente-se na pele o morno da brisa e o doce da vida.

PLANEAR A VIAGEM

Conhecer um novo país é sinónimo de aventuras. Uma cultura diferente, com leis próprias, costumes, gostos e peculiaridades distintas de qualquer outra parte do mundo.

Ao preparar a viagem com antecedência pode poupar alguns desafios.

Concentramos aqui as principais dúvidas dos viajantes e algumas dicas para que conheça o país sem sobressaltos.

COVID-19
COVID-19

COVID-19

Visto e Imigração
Visto e Imigração

Visto e Imigração

Moeda e Custos
Moeda e Custos

Moeda e Custos

Voos e Aeroportos
Voos e Aeroportos

Voos e Aeroportos

Cuidados de Saúde
Cuidados de Saúde

Cuidados de Saúde

Perguntas Frequentes
Perguntas Frequentes

Perguntas Frequentes

newsletter

Newsletter

Subscreva a nossa newsletter e descubra experiências e eventos surpreendentes