Cabo Verde
banner

Turismo Náutico

Kuzas di nôs ilha, nôs heransha. Cabo Verde oferece uma herança distinta para os amantes de desportos aquáticos

Bem-vindu ku morabeza! Cabo Verde é um destino que recebe os seus visitantes com muito carinho e generosidade.
Um país repleto de natureza marinha que atrai desportos náuticos. Graças à riqueza das correntes do Oceano Atlântico, a vida marinha de Cabo Verde é variada e permite experiências que só aqui são possíveis ter. Boa viaji

Fonte TripAdvisor
1-desportos-nauticos.jpg

Mergulhar nas profundezas do Atlântico

Praticar mergulho em Cabo Verde é abrir-se à possibilidade de encontrar paredes vulcânicas coloridas e cobertas de maravilhosos corais e, no mesmo mergulho, dar de caras com baleias jubarte.

E mergulhar em família tem outro valor! Na nôs tera, nôs tudo ê família, em Cabo Verde onde quer que vá será recebido como família, o que lhe garante o conforto, a confiança e a segurança necessárias para a prática desta atividade. Nôs povo ta mostra nôs morabeza pa tud visitante ki ta passa na nôs ilha. Sim, os Cabo Verdeanos são pessoas calorosas, atenciosas e muito hospitaleiras, que presenteiam os seus visitantes com experiências de mergulho fascinantes:

  • Ilha do Sal: permite nadar com tubarões, tartarugas marinhas e peixes tropicais;
  • Ilha de Santiago: nestas águas quentes e cristalinas é possível mergulhar com arraias e polvos, tubarões e tartarugas;
  • Ilha de Santo Antão: ideal para mergulhadores experientes já que estas são as águas mais profundas de Cabo Verde, onde navegam tartarugas e peixes pelágicos;
  • Ilha do Fogo: o único vulcão ativo do arquipélago permite experiências de mergulho exclusivas pelas suas formações rochosas submersas, e uma grande diversidade de peixes tropicais.
Mergulhar nas profundezas do Atlântico

Snorkeling em águas cristalinas

As águas cristalinas de Cabo Verde permitem observar uma grande variedade de espécies marinhas. Raias mantas, tubarões brancos, tigres ou martelos, lagostas ou garoupas são alguns dos animais que se encontram num mergulho.

A ilha do Sal, a ilha da Boa Vista e a Baía de Santa Maria são alguns dos melhores locais no arquipélago para a prática de snorkeling, já que as suas águas são rasas e as correntes calmas, condições essenciais para que se possa explorar de forma tranquila e atenta todas as maravilhas que o mundo subaquático tem para oferecer.
Os mergulhadores experientes poderão aventurar-se na descoberta das preciosidades marinhas sem acompanhamento, necessitando apenas de alugar equipamento adequado nos locais próprios para o efeito.

Para os mergulhadores iniciantes, a melhor forma de fazer snorkeling é recorrendo a um operador local. Dessa forma, além do aluguer de equipamento e das instruções de segurança, é possível seguir um roteiro guiado aos melhores locais de mergulho.

Snorkeling em águas cristalinas

Surfar as ondas do vento cabo-verdiano

Alguns dos locais mais procurados para a prática de surf estão aqui localizados, devido às excelentes condições do vento e das ondas, mas apenas algumas das ilhas têm reunidas as condições necessárias para a sua prática.

  • Santa Maria: na ilha do Sal, é um dos locais mais emblemáticos para a prática pelas suas ondas surfáveis durante todo o ano, que se adequam a praticantes iniciantes e experientes.
  • Ponta Preta: nesta praia do Sal está o surf de classe mundial. Com ondas fortes, rápidas e agressivas, apenas é recomendado a surfistas bastante experientes.
  • Punta Sino: na ilha da Boa Vista, estão ondas poderosas, indicadas para surfistas experientes
  • Mindelo: com ondas constantes e excelentes condições, a prática de surf aqui é indicada para todos os níveis de surfistas

É de suma importância que ao planear uma viagem para Cabo Verde se tenha atenção às condições existentes para a prática de surf já que estas podem alterar-se mediante a época do ano.
A temporada de surf em Cabo Verde decorre de outubro a março, com o pico da ondulação a ocorrer geralmente entre dezembro e fevereiro.

Surfar as ondas do vento cabo-verdiano

Mundialmente reconhecido como destino de windsurf e Kitesurf

Graças aos ventos constantes e às correntes das águas atlânticas, Cabo Verde é também um destino famoso para a prática de windsurf e kitesurf. De tal modo que, em 2007 e 2022, o arquipélago recebeu uma das etapas do Mundial de Windsurf, organizado pela Associação Mundial de Windsurf.

Apesar de vários locais terem condições de vento e água ideais para a prática, a Ilha do Sal e a Ilha da Boa Vista são apontadas como primeiras escolhas. É também nestes locais que estão algumas das mais populares escolas de windsurf e de kitesurf.

A melhor época para praticar windsurf e kitesurf é geralmente de novembro a maio, com as condições de vento mais fortes ocorrendo geralmente entre janeiro e abril.

Mundialmente reconhecido como destino de windsurf e Kitesurf

Paddle (Stand-Up): de pé rumo ao horizonte pincelado

Os amantes de Paddle (Stand-Up) encontram as boas condições para a prática deste desporto nas ilhas cabo-verdianas. Algumas das melhores localizações são:
Praia de Chaves, na ilha da Boa Vista: as águas calmas e tépidas são perfeitas para o paddle. É um local bastante procurado por turistas, com diversas escolas com aulas para turistas e equipamentos para alugar.

Praia de Santa Maria, na ilha do Sal: sendo uma das mais populares de Cabo Verde, esta extensa praia de águas calmas é bastante procurada pelos amantes de Paddle. Também aqui se encontram estruturas que permitem alugar equipamentos e aulas individuais ou em grupo para os menos experientes.

Baía das Gatas, na ilha de São Vicente: uma praia de areia branca e montanhas a recortar o horizonte fazem da Baía das Gatas o palco ideal para os amantes de Paddle.

Paddle (Stand-Up): de pé rumo ao horizonte pincelado

Um desporto chamado pesca

Pela sua variedade e abundância de peixes, Cabo Verde transformou-se também num destino de excelência para todos aqueles que praticam pesca desportiva, sendo os destinos mais procurados as ilhas de São Vicente, Santo Antão, Santiago e Boa Vista. Nôs djobi pa tude - os cabo verdeanos partilham tudo com todos, um pequeno sinal da Morabeza deste povo. A sua herança marinha pode ser desfrutada por todos os amantes desta atividade.

De entre as várias espécies de peixes que se encontram nos mares cabo-verdianos, a barracuda, o espadarte-azul (marlim azul) e o atum são os mais comuns na pesca desportiva. Esta atividade atinge o seu pico entre maio e agosto.

Perto das margens banhadas pelo sol das ilhas, particularmente São Vicente e Sal, os grandes marlins azuis fazem o seu lar. Enquanto o desafio da captura atrai pescadores de todo o mundo, o respeito por estas criaturas prevalece, com práticas de captura e libertação garantindo que a sua história continue, temporada após temporada.

Um desporto chamado pesca
explore

Explore cabo verde

Sol e praia, trilhos de montanha, paisagens de uma natureza que tão facilmente brota por todo o lado e uma riqueza de costumes e tradições que não se traduz em preço algum: Cabo Verde é um paraíso que descansa à beira-mar.

Com a morabeza das gentes e a magia que só se encontra em Ilhas de sol e mar, este país-arquipélago é um universo de experiências a descobrir.

Os sabores, os cheiros e as cores entranham-se nas memórias e aqui sente-se na pele o morno da brisa e o doce da vida.

PLANEAR A VIAGEM

Conhecer um novo país é sinónimo de aventuras. Uma cultura diferente, com leis próprias, costumes, gostos e peculiaridades distintas de qualquer outra parte do mundo.

Ao preparar a viagem com antecedência pode poupar alguns desafios.

Concentramos aqui as principais dúvidas dos viajantes e algumas dicas para que conheça o país sem sobressaltos.

COVID-19
COVID-19

COVID-19

Visto e Imigração
Visto e Imigração

Visto e Imigração

Moeda e Custos
Moeda e Custos

Moeda e Custos

Voos e Aeroportos
Voos e Aeroportos

Voos e Aeroportos

Cuidados de Saúde
Cuidados de Saúde

Cuidados de Saúde

Perguntas Frequentes
Perguntas Frequentes

Perguntas Frequentes

newsletter

Newsletter

Subscreva a nossa newsletter e descubra experiências e eventos surpreendentes