Cabo Verde
banner
banner

Boa Vista é um oásis banhado pelo sol, onde o mar e o deserto se entrelaçam

Germano Almeida, escritor nascido na Boa Vista, escreveu sobre a sua ilha fantástica, lembrando as "praias de areia grossa e branca, onde o mar é fundo, manso e límpido; praias de cascalho ligeiro e ondas fortes e também praias paradas como se fossem lagos ou simples poças d’água.
620 km²

620 km²

Área Total

390 m

390 m

Pico D'Estância é o ponto mais alto da Ilha

Coordenadas

Coordenadas

16.106404, -22.791763

6.000

6.000

Habitantes

Ilha da Boa Vista é casa de morna, rodeada de águas quentes e areias brancas.

Os retratos da ilha da Boa Vista pintam sempre as areias brancas das extensas praias com palmeiras que compõem um bucólico postal vivo que não deixa ninguém indiferente.

São 55 quilómetros de areais de uma alvura incomum que contrastam com as águas azuis que só Cabo Verde tem para oferecer.

E o mais quente da Boa Vista são as pessoas que trazem a morabeza no coração, um espírito de hospitalidade e bondade genuína que cobre todo o arquipélago.

"Abri nôs porta, abri nôs koraçon".

Morabeza é mais do que uma palavra, é um modo de vida, um reflexo da bondade genuína e inata do povo cabo-verdiano para com os outros.

Saiba mais em Boavista Official
1-ilha-da-boa-vista-cabo-verde.jpg

História, geografia e cultura da Boa Vista

Chama-se ilha, mas Boa Vista é composta por vários e maravilhosos ilhéus que se abrem a um sem número de atividades, desportivas e de lazer, para todos os que procuram um clima quente. Como sendo:

  • o Ilhéu de Curral Velho,
  • o Ilhéu dos Pássaros,
  • o Ilhéu de Sal Rei e o
  • forte Duque de Bragança.

É, de todo o arquipélago de Cabo Verde, a ilha que está mais próxima do continente Africano, sendo que se situa mais a leste e distando da costa africana apenas 455 quilómetros.

Alguns dos Marcos mais importantes da Ilha são as aclamadas 7 maravilhas que incluem:

Monte Santo António

O segundo pico mais elevado da ilha da Boa Vista, com 379m de altitude;

Rocha Estância

Montanha com 357 metros de altitude, localizada junto à Povoação Velha;

Buracona

Uma caverna natural imperdível junto ao mar na praia da Varandinha;

Baía de Sal Rei

Um paraíso para os fãs de windsurf, kiteboarding e surf;

Praia de Santa Mónica

Conhecida por ser a maior da Ilha com 11 kms de areia branca e um mar perfeito para nadar;

Deserto de Viana

O maior deserto do arquipélago, de aspeto lunar e passagem obrigatória; e a

Reserva Natural de Tartaruga

Na praia de João Barrosa, onde se fazem estudos científicos, marcação e resgate de fêmeas nidificantes e proteção de ninhos

Saiba mais em Boavista Official
Wikipédia
Boavista Official
2-ilha-da-boa-vista-cabo-verde.jpg

Boa Vista foi descoberta no século XV em 1460, por navegadores portugueses. A exploração do sal, a criação de gado e o comércio daí derivado, catapultaram a sua ocupação e povoamento.

A Ilha tem em Sal-Rei a sua capital e importantes marcos da arquitetura colonial que invocam numa viagem no tempo.

Com uma altitude máxima de 390m (Monte Estância) e 620 quilómetros quadrados, a ilha da Boa Vista alberga no seu centro um verdadeiro oásis de dunas.
Salientam-se as dunas fósseis no Noroeste da Ilha.

A tranquilidade magnífica da povoação de Boa Vista

A capital da Boa Vista, Sal-Rei, é o primeiro destino provável de quem chega à ilha e desde logo acolhe todos com a morabeza que perfila este povo.

No século XVIII, o sal era um produto essencial para a economia de toda a região e é desta herança que vem o nome da cidade.

Existem, ainda hoje, diversos vestígios de salinas que contam uma história de sucesso e desenvolvimento económico.

Tranquila e de trânsito escasso, Sal-Rei é lazer, turismo puro e encontro imediato com a morna e as tradições das suas gentes que tão bem sabem receber.

As praias são magníficas, mas são as pessoas que preenchem o coração de todos os que aqui chegam.

Aqui, a vida decorre com grande simplicidade, à volta do seu porto, da pesca do atum e apanha da lagosta.

Fonte RTC
3-porto-sal-rei-ilha-da-boa-vista-cabo-verde.jpg

Em frente ergue-se o ilhéu de Sal-Rei ou Djeu, que guarda memórias da sua história nas ruínas do antigo Forte do Duque de Bragança, construído para defesa contra os ataques de piratas.

Terra de encantos, Sal-Rei brinda quem chega com a essência da cultura e hospitalidade cabo-verdiana, com destaque para a arquitetura colorida, o museu sobre história e cultura da ilha e as atividades náuticas e desportivas disponíveis nas suas praias.

De destacar o Museu dos Náufragos, uma obra construída a partir de calcário branco e rocha vulcânica que reúne no seu interior mosaicos, vitrais, pinturas e esculturas que contam a história das ilhas de Cabo Verde

Nesta ilha das dunas, encontramos no sopé da montanha - Rocha Estância, o local do nascimento da história da Boa Vista. Uma aldeia de nome Povoação Velha.

É de facto uma localidade de referência, já que foi a capital da ilha até 1810. Foi a primeira localidade a ser povoada, e é uma aldeia de pouca moradia e muito tranquila.

Bem próxima, fica uma das melhores e mais lindas praias de Cabo Verde, a vasta praia de Santa Mónica, na qual se encontram a Capela de Santo António e a Igreja da Nossa Senhora da Conceição.

A costa da Boa Vista também presta homenagem à mais antiga vila de pescadores da Boa Vista. Curral Velho, é hoje uma vila deserta com ruínas de um passado rico na pesca e na comercialização de sal.

Ainda se podem contemplar casas de pedra feitas à mão e colher sal medicinal na salina de Curral Velho.

Bem perto apresenta-se a praia de Curral Velho que se impõe como um verdadeiro oásis intocado de praia, simplesmente magnífica.

Fonte Wikipédia
Know more at Boavista Official
Know more at Boavista Official
4-ilha-da-boa-vista-cabo-verde.jpg

Situada mais para o interior da ilha, na parte centro oeste da Boa Vista, encontramos Rabil, uma povoação cujas casas ainda mantêm as estruturas antigas.

Nas suas imediações temos o Aeroporto da Boa Vista e a Praia de Chaves, onde se encontra a chaminé daquela que foi outrora uma importante fábrica de cerâmica, exportadora para vários países de África Ocidental.

A arte de moldar o barro ainda se preserva aqui na escola de olaria da Boa Vista, na qual se pode aprender como é extraído o barro e observar os trabalhos manuais.

Ainda no interior, e atravessando o Vale do Norte, os contornos da paisagem mudam drasticamente para um cenário mais deserto.

As aldeias do Norte, localidades de João Galego, Fundo das Figueiras e Cabeça dos Tarafes, presenteiam com cor, aroma floral e a morabeza, quem por ali passa.

Perto de Cabeça dos Tarafes formou-se um dos mais belos lagos naturais do Arquipélago, Odjo d'Mar.

As suas águas limpas e frescas ganham ainda mais força após dias chuvosos, altura ideal para um piquenique.

Igualmente perto desta aldeia, encontra-se o Morro Negro com uma elevação de 156m.

Nele insere-se um farol datado de 1930, com 12 metros de altura e com um alcance de 31 milhas náuticas.

De pequenas dimensões, a freguesia de São João Batista, na qual se insere a localidade de João Galego, é constituída apenas por uma rua principal (Rua D´reita).

Nela destacam-se pinturas murais que homenageiam Amílcar Cabral no centro cultural local.

Aqui, a agricultura e a criação de gado constituem a principal atividade local, que resulta em comércio por toda a ilha da Boa Vista.

O queijo também é um produto muito comercializado pelas gentes da zona norte. Uma marca da localidade de João Galego.

Fonte DutchBudha
Boavista Official
Boavista Official
5-ilha-da-boa-vista-cabo-verde.jpg

Tranquila, hospitaleira e alegre. É assim que a Ilha da Boa Vista se apresenta!

Sobretudo no verão, com a chegada dos feriados mais populares!

O Dia da Independência, a festa de Santa Isabel e o Festival da Praia de Cruz, eventos que criam memórias em milhares de pessoas todos os anos.

A Festa de Santa Isabel (padroeira de Sal-Rei) apresenta uma variedade de atividades, incluindo Santa Missa, danças, corridas de cavalos, regatas e torneios de futebol, bem como eventos tradicionais como pegâ kéda, _miro_n e kortâ-góle-kabésa.

Fonte Inforpress

A tranquilidade magnífica da povoação de Boa Vista

Praias brancas infinitas

Na ilha da Boa Vista encontram-se praias únicas de areal branco, onde sobressai o azul turquesa do imenso oceano Atlântico com as areias onduladas que fazem lembrar um deserto.

Muitas destas praias são recônditas e vazias, tornando-se num local especial para os que pretendem relaxar e aproveitar o silêncio.

As praias da Boa Vista, intactas e com condições perfeitas para a prática de desportos como diving, kitesurf, windsurf e mergulho, são consideradas entre as mais bonitas de África

Praias da Boa Vista

Praia Diante

À saída de Sal Rei, é pequena e calma, na qual se contemplam os pescadores que regressam da pesca. Convida a um pôr do Sol mágico.

Praia de Santa Mónica

Rodeada por natureza intocada e ondas impactantes, é uma das maravilhas de Cabo Verde. Conta com mais de 11 km de comprimento, na zona sudoeste da ilha.

Morro de Areia

É uma reserva natural que cobre a costa sudoeste da ilha e que oferece falésias costeiras e kms de dunas que mergulham no oceano.

Praia de Varandinha

Paradisíaca e de ambiente selvagem, é cortada por rochas das quais se destaca uma caverna natural, com vista para o mar, conhecida como Bracona.

Praia do Lacacão

Uma das praias mais bonitas da Boa Vista, onde se podem ver quilómetros e quilómetros de areal e um mar bravo e rebelde.

Ervatão

Praia ideal para praticantes de desportos aquáticos, como windsurf e kitesurf. Nela pode-se observar a nidificação das tartarugas

Cabo Santa Maria ou Praia da Atalanta

É a praia do cargueiro espanhol preso há 50 anos nas areias, agora símbolo da Boa Vista e Cabo Verde.

Praias brancas infinitas

Paisagem lunar: o deserto

No norte e oeste da ilha a paisagem continua a surpreender pelas suas extensas dunas, que em uníssono com os oásis de tamareiras e coqueiros, pintam um cenário de deserto, como é exemplo o Deserto de Viana.

Com apenas 1 km de comprimento e cerca de 5 km de extensão natural e silenciosa, a paisagem lunar do Deserto de Viana caracteriza-se pela formação de verdadeiras dunas do deserto com até 50 m de altura, esculpidas pelos ventos constantes que varrem a ilha, intercaladas com uma vegetação esparsa e rochas vulcânicas, que salpicam a areia branca com grãos escuros.

Daí parece erguer-se um arco-íris de cores, em que a rápida passagem de nuvens projeta no solo uma alternância de luz e sombra quase hipnóticas.

Por sua vez, a noite deste deserto traz uma surpresa para quem sonha fazer um passeio lunar no deserto. É verdadeiramente inesquecível!

GUIA DE BOLSO DA ILHA DA BOA VISTA

A Ilha da Boa Vista é a terceira maior ilha de Cabo Verde e um dos principais destinos turísticos, condição proporcionada pelas extensas praias de areia branca, o mar calmo e os seus recortes paisagísticos de sonho.

Veja em baixo um resumo rápido de algumas das atrações mais relevantes da Ilha.

sun_sea.svgAtrações de Sol e Praia

Fonte TripAdvisor
8-praia-ilha-da-boa-vista-cabo-verde.jpg

  • Lacacão (Povoação Velha)
  • Morro de Areia (Sal Rei)
  • Praia das Gatas (São João Baptista)
  • Praia de Abrolhal (São João Baptista)
  • Praia de Agostinho (São João Baptista)
  • Praia de Atalanta (Cabo Santa Maria)
  • Praia de Boa Esperança (Cabo Santa Maria)
  • Praia de Braca (São João Baptista)
  • Praia de Bracone (Povoação Velha)
  • Praia de Cabral (Sal Rei)
  • Praia de Calheta (São João Baptista)
  • Praia de Calheta Formosa (Povoação Velha)
  • Praia de Carlota (Sal Rei)
  • Praia de Carqueijinha (Povoação Velha)
  • Praia de Carreto (São João Baptista)
  • Praia de Chaves (Sal Rei)
  • Praia de Coma (Sal Rei)
  • Praia de Copinha (Povoação Velha)
  • Praia de Cruz (Sal Rei)
  • Praia de Cruzinha Brito (Povoação Velha)
  • Praia de Curral Mateus (Sal Rei)
  • Praia de Curral Velho (Povoação Velha)
  • Praia de Curralinho (Povoação Velha)
  • Praia de David (Sal Rei)
  • Praia de Diante (Sal Rei)
  • Praia de Ervatão (Povoação Velha)
  • Praia de Estoril (Sal Rei)
  • Praia de Farrapa (Povoação Velha)
  • Praia de João Barrosa (Povoação Velha)
  • Praia de Lancha (São João Baptista)
  • Praia de Marmeleiro (Sal Rei)
  • Praia de Medronho (Povoação Velha)
  • Praia de Mosquito (São João Baptista)
  • Praia de Santa Mónica (Povoação Velha)
  • Praia de Sobrado (Costa Boa Esperança)
  • Praia de Varandinha (Povoação Velha)
  • Praiona (Ponta Carreto)

anture_rural_tourism.svgAtrações de Natureza e Aventura

Fonte Novatur
9-atracoes-natureza-aventura-ilha-da-boa-vista-cabo-verde.jpg

  • 4x4, Moto Quad e Buggies (Morro Areia, Santa Monica, Deserto de Viana e Cabo Santa Maria)
  • Antigas Salinas - Boca de Ribeira (São João Baptista)
  • Baía de Ponta Antónia (São João Baptista)
  • Baía de Sal Rei (Sal Rei)
  • BTT
  • Cabeça de Tarafes (São João Baptista)
  • Caminhadas
  • Deserto de Viana (Estância de Baixo)
  • Desova da Tartarugas (Lacação, Curral Velho, João da Rosa, Ervação, Porto Ferreira,
  • Canto & Calhetinha)
  • Djeu (Sal Rei)
  • Dunas de Chaves (Sal Rei)
  • Fonte Vicente (Curral Velho)
  • Fundo de Figueiras (São João Baptista)
  • Gruta de Buracona (Praia da Varandinha)
  • Gruta de Praia de Cruz (Sal Rei)
  • Ilhéu Baluarte (São João Baptista)
  • Ilhéu de Curral Velho (Curral Velho)
  • Ilhéu de Roque (São João Baptista)
  • Ilhéu de Sal Rei (Sal Rei)
  • Ilhéu dos pássaros (Praia das Gatas)
  • Lagoa de Cabeça de Salinas
  • Lagoas de Rabil (Rabil)
  • Lagoas de Varandinha (Povoação Velha)
  • Maciço Rochoso de Rocha Estância (Povoação Velha)
  • Monte Caçador e Pico Forcado (São João Baptista)
  • Monte/Pico Santo António (Sal Rei)
  • Morre Conde e Morre Condinho (Povoação Velha)
  • Morro de Areia (Sal Rei)
  • Morro de Calhau (São João Baptista)
  • Morro Farrapo (Povoação Velha)
  • Morro Negro (São João Baptista)
  • Naufrágio do Cabo de Santa Maria (Sal Rei)
  • Observação Baleias (Sal Rei)
  • Observação de Aves (Ilhéu de Curral Velho e Ilhéu passaros)
  • Observação de estrelas no deserto (Deserto Viana)
  • Odjo D'Mar (São João Baptista)
  • Parque Natural do Norte (São João Baptista)
  • Passeios a Cavalo (Praia Chaves)
  • Passo de Conde (São João Baptista)
  • Ponta de Ajudante (Curral Velho)
  • Ponta de Roque (São João Baptista)
  • Ponta Varandinha (Sal Rei)
  • Reserva Natural de Boa Esperança (Sal Rei)
  • Reserva Natural de Ponta do Sol (Sal Rei)
  • Reserva Natural de Tartaruga (Ervação)
  • Ribeira D´Água (Sal Rei)
  • Ribeira de Ervatão (Ervatão, São João Baptista)
  • Ribeira de Spingueira (Bufareira)
  • Ribeira do Norte - Campo de Serra (São João Baptista)
  • Rota 66 (Estrada do Norte)
  • Ultramaratona

aquatic_nautical.svgAtrações Náuticas

4-atracoes-nauticas-aventura-ilha-da-boa-vista-cabo-verde.jpg

  • Bodyboard (Sal Rei)
  • Kiteboard (Sal Rei)
  • Kitesurf (Sal Rei)
  • Mergulho (Sal Rei)
  • Mota de água (Sal Rei)
  • Observação de baleias (Sal Rei)
  • Passeios de Barco (Sal Rei)
  • Pesca Desportiva
  • Snorkeling (Praia das Bagas e Ilhéu)
  • Stand-up paddle (Sal Rei)
  • Surf (Sal Rei)
  • Windsurf (Sal Rei)

cultural_tourism.svgAtrações Culturais

Saiba mais em Boavista Official
5-atracoes-culturais-aventura-ilha-da-boa-vista-cabo-verde.jpg

  • Bofareira (Sal Rei)
  • Cabeça dos Tarafes (São João Baptista)
  • Capela de Fátima (Sal Rei)
  • Capela de Sto. António (Povoação Velha)
  • Chaminé de Chaves (Sal Rei)
  • Estância de Baixo (Sal Rei)
  • Fábrica de cerâmica (Praia de Chaves) (Sal Rei)
  • Fábrica de Terracota de Rabil (Sal Rei)
  • Farol do Morro Negro (São João Baptista)
  • Festa Cruz D'Nho Lôl (Estância de Baixo)
  • Festa de Pedrona (Rabil)
  • Festa de Santa Isabel (Sal Rei)
  • Festa de São João Baptista (São João Baptista)
  • Festa Nossa Sra Piedade (João Galego)
  • Forte Duque de Bragança (Sal Rei)
  • Fundo das Figueiras (São João Baptista)
  • Museu de Arqueologia (Sal Rei)
  • Museu dos Náufragos (Sal Rei)
  • Naufrágio MS Cabo Santa Maria (Sal Rei)
  • Povoação Velha (Sal Rei)
  • Povoação Velha (Sal Rei)
  • Sal-Rei (capital) (Sal Rei)
  • Túmulos de Benoliel (Sal Rei)

Outras informações sobre a Ilha da Boa Vista

Fonte capeverde.com
6-outras-atracoes-aventura-ilha-da-boa-vista-cabo-verde.jpg

Na ilha da Boa Vista existem diversas unidades hoteleiras que se adaptam a todos os gostos. Desde resorts que oferecem pacotes turísticos atrativos e garantem que não há, sequer, necessidade de sair do hotel, às opções mais próximas das pessoas e da cultura, com turismos de habitação e alojamentos locais bastante acolhedores.

Na ilha, o principal meio de transporte é prestado pelos guias locais com carro próprio ou por táxis.

Para os mais aventureiros, é sempre possível alugar um carro. Neste caso, é importante que, de forma antecipada, se trace as rotas mais diretas.

explore

Explore cabo verde

Sol e praia, trilhos de montanha, paisagens de uma natureza que tão facilmente brota por todo o lado e uma riqueza de costumes e tradições que não se traduz em preço algum: Cabo Verde é um paraíso que descansa à beira-mar.

Com a morabeza das gentes e a magia que só se encontra em Ilhas de sol e mar, este país-arquipélago é um universo de experiências a descobrir.

Os sabores, os cheiros e as cores entranham-se nas memórias e aqui sente-se na pele o morno da brisa e o doce da vida.

PLANEAR A VIAGEM

Conhecer um novo país é sinónimo de aventuras. Uma cultura diferente, com leis próprias, costumes, gostos e peculiaridades distintas de qualquer outra parte do mundo.

Ao preparar a viagem com antecedência pode poupar alguns desafios.

Concentramos aqui as principais dúvidas dos viajantes e algumas dicas para que conheça o país sem sobressaltos.

COVID-19
COVID-19

COVID-19

Visto e Imigração
Visto e Imigração

Visto e Imigração

Moeda e Custos
Moeda e Custos

Moeda e Custos

Voos e Aeroportos
Voos e Aeroportos

Voos e Aeroportos

Cuidados de Saúde
Cuidados de Saúde

Cuidados de Saúde

Perguntas Frequentes
Perguntas Frequentes

Perguntas Frequentes

newsletter

Newsletter

Subscreva a nossa newsletter e descubra experiências e eventos surpreendentes