Cabo Verde
banner
banner

Sal é dona de uma rara beleza natural, na qual se quer mergulhar

O Sal deve o seu nome ao mineral que abunda na ilha, pequena, plana, árida e com um toque de paisagem lunar. Há muito que as praias de areia branca, o clima tropical seco e as águas quentes e transparentes, conquistaram os turistas que chegam um pouco de todo o mundo à procura de sol e descanso.
215 km²

215 km²

Área Total

406 metros

406 metros

Monte Grande é o ponto mais alto da Ilha

Coordenadas

Coordenadas

16.726663, -22.928738

35.000

35.000

Habitantes

Paraíso para os amantes do veraneio

A ilha do Sal é um dos destinos de praia mais populares do mundo. É fácil perceber o motivo: águas azul-turquesa cristalinas, praias de areia marfim, clima ameno durante todo o ano, oferta variada de desportos aquáticos, um povo hospitaleiro e comida de conforto.

1-ilha-do-sal-cabo-verde.jpg

Os cabo-verdianos acreditam no poder da comunidade, como refletido na expressão "na nôs tera, nôs tudo ê família" - Na nossa terra todos somos família.

É, também, a morabeza que chama milhares de pessoas todos os anos, em busca deste profundo sentido de parentesco, que vai além dos laços de sangue, criando um vínculo coletivo que promove um espírito de união e apoio entre os que são do arquipélago e os que chegam.

História, geografia e cultura do Sal

Descoberta por exploradores portugueses no século XV, a 3 de dezembro de 1460, a ilha foi escala para navios que viajavam entre a Europa, África e as Américas, uma das razões que faz do Sal um caldeirão de diversidade.

O povoamento da ilha consagrou-se a partir do século XIX com a exploração salineira em Pedra de Lume, no ano de 1804.

O processo de formação vulcânico da ilha, foi imperativo para o sucesso na exploração da Pedra de Lume. Sal e calcite passaram a ser elementos de muita importância para o desenvolvimento económico da ilha.

1-salinas-de-pedra-de-lume-ilha-do-sal-cabo-verde.jpg

Com uma área total de 215 quilómetros quadrados, é maioritariamente plana, sendo a elevação máxima, a do Monte Grande, com apenas 406 metros face ao nível do mar.

Sal é uma ilha dominada pelo processo erosivo. Na parte sul, mais arenosa e seca são as dunas que alimentam o horizonte, adornadas pelas praias de areia branca, de onde se destacam as Praias de Santa Maria e de Ponta Preta.

Na parte norte, na Terra Boa há algum alagamento que possibilita a prática de agricultura.

Está localizada a 16,7414° N, 22,9333° W e tem uma população atual de cerca de 35.000 pessoas.

A sua capital é a cidade de Espargos, perto da qual se encontra o Aeroporto Amílcar Cabral.

Fonte Turisver
2-aeroporto-amilcar-cabral-ilha-do-sal-cabo-verde.jpg

Uma pitada de Património e Cultura

Espargos e Santa Maria dominam o património cultural da ilha.

A cidade de Espargos, capital da ilha, apesar de pouco turística, é bela, com praças harmoniosas, fachadas coloridas e ruas pedonais que convidam ao passeio.

Nela encontramos o museu da ilha, com exposições sobre a história e a arte no Sal.

Na cidade de Santa Maria, banhada por uma praia areia branca de 8 km, vale a pena visitar o mercado local repleto de produtos frescos, artesanato autêntico e uma experiência muito típica.

A destacar também o manto verde do jardim botânico Pachamama Eco Park.

Em Setembro o Festival Musical da Praia de Santa Maria é um evento imperdível.

Ao longo do ano decorrem festas de cariz religioso, como as de:

O Património natural da ilha do Sal é sobejamente conhecido, por exemplo por:

  • Buracona,
  • Serra Negra,
  • Salinas de Pedra de Lume,
  • Morrinho de Açúcar,
  • Dunas de Ponta Preta
  • Baía da Murdeira e
  • Rabo de Junco (Monte Leão).

Buracona é a maravilha natural da Costa Oeste da ilha.

Uma Piscina de Lava de Buracona, rodeada por penhascos escarpados, que contribuem para o cenário dramático e pitoresco. É formada por rochas vulcânicas e água do mar límpida, de cor turquesa que brilha à luz do sol.

Atrai quem deseja um mergulho refrescante e quem procura um vislumbre do Olho da Buracona, um túnel subaquático com 22 m de profundidade, onde a luz do sol reflete uma cor azul intensa, e cuja forma lembra um "olho azul", pelo qual é reconhecido.

O melhor período do dia para uma visita ao "Olho Azul" é pelo meio do dia, quando o sol incide de forma direta, criando uma ilusão belíssima.
ilha-sal-Buracona.jpg

Serra Negra, além de reserva natural que contempla uma zona periférica de proteção marinha que abrange 300m da costa, é um dos habitats mais relevantes de espécies de aves. O seu miradouro permite vislumbrar grande parte da ilha. No sopé da Serra é possível encontrar dunas fósseis que constituem um importante geossítio.

Salinas de Pedra de Lume

Daqui vem um produto de excelência, pelo qual a Ilha é conhecida e que lhe dá o nome, o sal! Situadas na base da cratera de um vulcão extinto e outrora uma das principais indústrias da ilha, com a exploração de sal desde 1800, hoje em dia mantém a produção e exportação.

É possível realizar uma visita guiada às salinas para flutuar nestas águas que têm poder medicinal. De salientar que as salinas são um dos maiores atrativos turísticos nacionais, procuradas por nacionais e estrangeiros para fins terapêuticos, turísticos, históricos, científicos e patrimoniais.

As salinas de Pedra Lume são, desde 2003, classificadas como paisagem nacional protegida e, desde 2014, como património natural, histórico e cultural de Cabo Verde.

pedra-lume-sal-caboverde.jpg

Morrinho de Açúcar

Considerado um Monumento natural de cariz vulcânico, é tão singular como belo. Constitui-se a partir de restos de uma chaminé vulcânica que se ergue no meio de uma extensa planície. Estas formações geológicas refletem disjunções prismáticas ímpares.

Fonte Wikipedia
4-morinho-acucar-ilha-do-sal-cabo-verde.jpg

As Dunas de Ponta Preta convidam a caminhadas, são palco de atividades de lazer náuticas, como Surf, e é onde se realiza o campeonato internacional de windsurf. É também aqui que se consegue observar a desova das tartarugas.

A reserva natural de Baía Murdeira e Rabo de Junco

Um porto natural com muito poucas ondas e águas ligeiramente mais quentes do que outras partes da ilha.
Tal ajuda a constituir-se como o habitat preferencial de várias aves marinhas, assim como de tartarugas marinhas que ali se alimentam e nidificam (entre Maio e Outubro).

Marcam também presença estacional (entre Março e Maio) as baleias rorqual, espécie ameaçada, cuja conservação reveste uma grande importância a nível mundial.

Este local combina em perfeito equilíbrio as praias mais límpidas e tépidas da ilha, (ideais para quem gosta de nadar e fazer snorkeling), com a imponência do Monte Leão (Rabo de Junco).

Um monumento completo de rara beleza natural, que vale a pena visitar, em especial à tarde, para a contemplação do pôr-do-sol mágico da ilha do Sal.

Uma pitada de Património e Cultura

Praia para quem ama sol

As praias do Sal enchem a alma de Sol e paz!

  • Praia de Santa Maria (património natural de Cabo Verde),
  • Praia da Ponta Preta,
  • Kite Beach,
  • Praia da Serra Negra,
  • Praia António Manuel Sousa,
  • Praia da Murdeira e a
  • Praia da ponta de Sinó, são algumas das relíquias de paisagem natural que esta ilha oferece 365 dias por ano.

Do lado ocidental da Ilha do Sal, o mar é mais calmo, a areia é branca e água reflecte um azul de tirar o fôlego.
A principal praia é a extensa praia de Santa Maria, uma das Sete Maravilhas de Cabo Verde.

A praia de Santa Maria

Património natural territorial de Cabo Verde.

Mundialmente conhecido, este destino localiza-se na cidade com o mesmo nome, e é uma das mais populares de Cabo Verde, pela beleza das suas águas, areal extenso e serviços de apoio, como bares, restaurantes com esplanada, lojas e oferta de atividades, aquáticos e passeios turísticos.

É uma boa oportunidade para conhecer a costa da ilha numa caminhada pelo areal vasto de 8 kms de praia de areias calcárias.
Do pontão de Santa Maria à praia de Ponta Preta, passando pela Ponta do Sinó.

Nesta praia é possível observar espécies marinhas como golfinhos, cardumes de peixes diversos, raias e moreias.

5-praia-de-santa-maria-ilha-do-sal-cabo-verde.jpg

Por seu lado, a praia de Ponta Preta é ideal para apreciadores de natureza. Com correntes agitadas bem fortes, esta praia convida à contemplação do mar e do pôr-do-sol, com um copo de grogue na mão para acompanhar o fim do dia.

Os amantes de aventura e de desportos náuticos, devem mudar de rumo para Kite Beach.

Esta é sem dúvida uma das mais famosas praias do mundo para desportos como Kite Surf, WindSurf e Surf. Aliás, a praia é palco do reconhecido Circuito Mundial de Kite Surf, de Novembro a Março.

Despertar na praia de Serra Negra e assistir ao nascer do sol, é uma das experiências mágicas que o Sal nos oferece.

Esta praia, tranquila e silenciosa, é imperdível para quem anseia por um escape da turbulência das grandes cidades ou das praias mais movimentadas.

O mar da praia de Serra Negra é rico em peixes e mariscos e um verdadeiro santuário para os amantes da pesca.

A Baía dos tubarões

É uma lagoa de água rasa, com rochas de lava no fundo.

Localizada na costa nordeste da ilha, perto da Vila de Pedra de Lume, é o único local da ilha onde se podem observar os magníficos tubarões-limão, no seu habitat natural.

Por serem inofensivos e muito curiosos, estes tubarões são uma fonte de atração para quem gosta de nadar e interagir com animais marinhos.

Praia para quem ama sol

Mar aventureiro

Com os seus ventos alísios consistentes e águas quentes, a Ilha do Sal é um paraíso para os entusiastas dos desportos aquáticos, sendo ideal para a prática de surf, windsurf e kitesurf. Em Kite Beach, as ondas são perfeitas tanto para principiantes como para desportistas experientes.

De destacar os atletas nacionais Mitu, Matchu Lopes e Airton Cozzolino, antigos campeões mundiais de kitesurf.

Para algo mais descontraído, o paddle e o caiaque são excelentes propostas, ideais para explorar a costa e as piscinas naturais da ilha.

Pelas suas águas límpidas, o mergulho e o snorkeling proporcionam um fascinante vislumbre do mundo subaquático cabo-verdiano.

Em toda a ilha há várias escolas e lojas que alugam equipamento e organizam aulas para todos os níveis de praticantes.

Mar aventureiro

Sabores que aconchegam

Todo o arquipélago é conhecido pela sua cozinha colorida e aconchegante, influenciada pelos sabores africanos, portugueses e brasileiros.

No Sal, o peixe e o marisco são alimentos de base, sendo costume servi-los grelhados ou estufados, com especiarias e legumes**:

  • atum,
  • peixe serra,
  • espadarte,
  • garoupa,
  • esmoregal e a
  • moreia, são alguns dos peixes mais apreciados.

Os mariscos destacam a sua presença com:

  • percebes,
  • búzios, polvo e
  • lagosta.

A base da alimentação mais tradicional compreende alimentos produzidos localmente, que com frequência incluem o milho.

Os pratos de peixe ou de carne (porco, vaca, cabra e cabrito) simples ou guarnecidos com verduras, garantem uma variedade de cores e sabores.

A cachupa, prato mais famoso cabo-verdeano, marca a sua presença constante, em qualquer uma das três principais refeições. Este guisado feito com milho, feijão, legumes e carnes variadas, faz a delícia de todos que o provam.

O modje Manel Antóne (cabrito) é uma das delícias gastronómicas mais apreciadas no arquipélago.

Sabores que aconchegam

O guia de bolso da Ilha do Sal

A ilha do Sal tem uma atmosfera inesquecível. É perfeita para quem procura um destino tropical, com um toque de charme exótico, belezas naturais e o calor do afeto cabo-verdiano. Veja em baixo um resumo rápido de algumas das atrações mais relevantes da Ilha.

sun_sea.svgAtrações de Sol e Praia

2-praias-ilha-do-sal-cabo-verde.jpg

  • Ponta Sino (Santa Maria)
  • Praia de Água Doce (Pedra Lume)
  • Praia de António Manuel Sousa (Santa Maria)
  • Praia de Calheta Funda (Santa Maria)
  • Praia de Canoa (Murdeira)
  • Praia de Cascalho (Espargos)
  • Praia de Igrejinha (Santa Maria)
  • Praia de Kite Beach (Santa Maria)
  • Praia de Monte Grande (Pedra Lume)
  • Praia de Murdeira (Murdeira)
  • Praia de Pedra do Lume (Pedra Lume)
  • Praia de Ponta Preta (Santa Maria)
  • Praia de Santa Maria (Santa Maria)

anture_rural_tourism.svgAtrações de Natureza e Aventura

Fonte TripAdvisor
3-atracoes-natureza-ilha-do-sal-cabo-verde.jpg

  • BTT
  • Buggy, moto quad e 4x4 (Santa Maria, Espargos, Pedra Lume)
  • Caminhada de pontão de Santa Maria a praia de Ponta Preta (Santa Maria)
  • Costa da Fragata (Santa Maria)
  • Cratera Pedra Lume (Pedra Lume)
  • Dunas de Ponta Preta (Santa Maria)
  • Golf (Santa Maria)
  • Jardim botânico Pachamama Eco Park (Santa Maria)
  • Miragens de Terra Boa (Terra Boa)
  • Monte Grande (Espargos)
  • Monte Leão (Murdeira)
  • Morrinho das Pedras (Espargos)
  • Morrinho de Açucar (Fiura, Espargos)
  • Morrinho do Filho (Espargos)
  • Observação Aves (Ponta Sinó, Salinas, Monte Leão, Murdeira)
  • Observação de desova das Tartarugas (Serra Negra, Ponta Preta, Murdeira)
  • Olho Azul de Buracona (Palmeira)
  • Passeio a cavalo (Santa Maria)
  • Piscina de Lava de Buracona (Palmeira)
  • Ponta Sinó (Santa Maria)
  • Reserva natural da Baía da Murdeira (Murdeira)
  • Salinas de Pedra de Lume (Pedra Lume)
  • Serra Negra (Santa Maria)
  • Terra Boa (Espargos)
  • Zipline (Santa Maria)

aquatic_nautical.svgAtrações Náuticas

4-atracoes-nauticas-ilha-do-sal-cabo-verde.jpg

  • Bodyboard (Santa Maria)
  • FlyBoard (Santa Maria)
  • Kiteboard (Santa Maria)
  • Kitesurfing (Santa Maria)
  • Mergulho (Santa Maria, Buracona)
  • Mota de Água / Jet Ski (Santa Maria)
  • Observação de animais marinhos (Baleias, Golfinhos, Mantas e Tubarões) (Baia de Parda, Murdeira)
  • Passeios de barco (Santa Maria, Palmeira)
  • Pesca desportiva (Santa Maria)
  • Snorkeling (Santa Maria, Murdeira)
  • Stand-up Paddle (Santa Maria)
  • Surf (Santa Maria)
  • Tubarões-limão (Baía Parda, Pedra Lume)
  • WindSurf (Santa Maria, Murdeira)

cultural_tourism.svgAtrações Culturais

5-atracoes-culturais-ilha-do-sal-cabo-verde.jpg

  • Cais de Santa Maria
  • Espargos (capital) (Espargos)
  • Festival de Santa Maria (Santa Maria)
  • Fortaleza de Santa Maria (Santa Maria)
  • Igreja de Santa Maria (Santa Maria)
  • Igreja Nossa Senhora das Dores (Espargos)
  • Mercado de Santa Maria (Santa Maria)
  • Museu Casa Cultura (Santa Maria)
  • Ponta do Sinó (Santa Maria)
  • Salinas de Pedra Lume (Pedra Lume)
  • Vila Piscatória de Palmeira (Palmeira)
  • Viveiro Botanical Garden e Zoo di terra (Santa Maria)

Outras Informações sobre a ilha do Sal

Fonte Experitour
6-outras-atracoes-ilha-do-sal-cabo-verde.jpg

Sendo uma ilha relativamente pequena, a maioria das atrações são facilmente acessíveis de táxi, autocarro ou transporte alugado.
Os táxis estão disponíveis nas principais cidades e no aeroporto.

Também estão disponíveis carros de aluguer e scooters para aqueles que desejam mais flexibilidade. E ainda transporte todo terreno para os mais radicais.

A Ilha oferece um leque generoso de opções de alojamento para todos os orçamentos, desde estâncias balneares de luxo a pensões e albergues.

Muitos dos maiores resorts têm pacotes com tudo incluído que oferecem refeições, bebidas, atividades durante toda a estadia e acesso direto à praia.

Outra opção é alugar uma vivenda ou apartamento privado para uma experiência mais isolada.

explore

Explore cabo verde

Sol e praia, trilhos de montanha, paisagens de uma natureza que tão facilmente brota por todo o lado e uma riqueza de costumes e tradições que não se traduz em preço algum: Cabo Verde é um paraíso que descansa à beira-mar.

Com a morabeza das gentes e a magia que só se encontra em Ilhas de sol e mar, este país-arquipélago é um universo de experiências a descobrir.

Os sabores, os cheiros e as cores entranham-se nas memórias e aqui sente-se na pele o morno da brisa e o doce da vida.

PLANEAR A VIAGEM

Conhecer um novo país é sinónimo de aventuras. Uma cultura diferente, com leis próprias, costumes, gostos e peculiaridades distintas de qualquer outra parte do mundo.

Ao preparar a viagem com antecedência pode poupar alguns desafios.

Concentramos aqui as principais dúvidas dos viajantes e algumas dicas para que conheça o país sem sobressaltos.

COVID-19
COVID-19

COVID-19

Visto e Imigração
Visto e Imigração

Visto e Imigração

Moeda e Custos
Moeda e Custos

Moeda e Custos

Voos e Aeroportos
Voos e Aeroportos

Voos e Aeroportos

Cuidados de Saúde
Cuidados de Saúde

Cuidados de Saúde

Perguntas Frequentes
Perguntas Frequentes

Perguntas Frequentes

newsletter

Newsletter

Subscreva a nossa newsletter e descubra experiências e eventos surpreendentes