Cabo Verde
Visit Cabo Verde

Planear a Viagem para Cabo Verde

Informações úteis para planear a sua viagem a Cabo Verde

Conhecer um novo país é sinónimo de aventuras. Uma cultura diferente, com leis próprias, costumes, gostos e peculiaridades distintas de qualquer outra parte do mundo.

Ao preparar a viagem com antecedência pode poupar alguns desafios.

Concentramos aqui as principais dúvidas dos viajantes e algumas dicas para que conheça o país sem sobressaltos.

COVID-19

O novo coronavírus é responsável por graves infeções respiratórias nos seres humanos, tendo largamente ultrapassado 1 milhão de mortes em todo o mundo.

Os sintomas são semelhantes aos de uma gripe comum, mas pode ter consequências mais graves, como pneumonia, insuficiência respiratória aguda, falência renal e de outros órgãos ou morte.

Para prevenir o contágio e evitar a propagação do vírus, são necessários alguns cuidados rigorosos na higiene das mãos, etiqueta respiratória, uso de máscara individual e distanciamento físico.

Visto e Imigração

Geralmente os cidadãos estrangeiros precisam de vistos para entrada e permanência em Cabo Verde, contudo em algumas situações podem entrar em Cabo Verde sem visto.

Pode consultar aqui a lista dos países em que os seus cidadãos estão isentos de vistos de entrada no território cabo-verdiano ou que podem requerer vistos à entrada.

Os cidadãos residentes em países onde Cabo Verde não tem representação diplomática podem requerer os vistos à entrada nas fronteiras.
Recomenda-se o registo na plataforma EASE relativamente ao PROCESSO EFICIENTE, AUTOMÁTICO E SEGURO DE ENTRADA DE VIAJANTES

Moeda e Custos

A moeda oficial é o Escudo Cabo-Verdiano. Se não trouxer escudos cabo-verdianos, pode fazer o câmbio nos aeroportos, hotéis ou nos bancos.

Em muitos pontos da ilha é possível fazer transações em euros, sendo que 1€ equivale a 110 escudos.

Existem multibancos em todas as cidades. São aceites cartões de crédito e cartões Visa Electron para levantamentos em ATM e em bancos.

São aceites cartões nos principais estabelecimentos hoteleiros, restaurantes e supermercados.

Existe um valor de Contribuição Turística cobrada aos turistas, por cada noite de estadia - consulte o regulamento aqui.

Voos e Aeroportos

O arquipélago de Cabo Verde tem quatro aeroportos internacionais:

  • Aeroporto Internacional Nélson Mandela, na cidade da Praia,
  • Aeroporto Internacional Amílcar Cabral, na Ilha do Sal,
  • Aeroporto Internacional Aristides Pereira, na ilha da Boa Vista,
  • Aeroporto Internacional Cesária Évora, na ilha de São Vicente.

A ligação entre as ilhas é feita através de voos internos da BestFly Cabo Verde, exceto as viagens para as ilhas da Brava e de Santo Antão, que são acessíveis apenas por via marítima.

Cuidados de Saúde

Ao planear uma viagem a Cabo Verde, tome precauções para a sua saúde e bem-estar. Siga estas recomendações:

  • Vacinas: Antes de viajar, confirme as vacinas necessárias. Para quem vem de áreas de risco, a vacinação contra a febre amarela é obrigatória. Considere também as vacinas para hepatite A, B, tifoide e meningite.
  • Água: Prefira sempre água engarrafada. Evite a água da torneira, exceto quando garantido que é potável.
  • Alimentação: Escolha alimentos cozidos e frutas sem casca para diminuir riscos de contaminação. Cuidado com pratos que podem ter padrões higiénicos questionáveis.
  • Proteção Solar: Cabo Verde, com o seu clima tropical seco, pode ter temperaturas acima de 32°C, especialmente de agosto a outubro. Use protetor solar de alto fator para evitar queimaduras.
  • Seguro de Saúde: Tenha um seguro que atenda eventuais necessidades médicas e evacuações de emergência.
  • Consulta Médica: Antes da sua viagem, consulte um profissional de saúde para orientações adaptadas ao seu perfil.
  • Preparação: Inclua medicamentos essenciais e um kit básico de primeiros socorros. Como as informações de saúde podem ser atualizadas, verifique as mais recentes diretrizes no portal do INSP – Instituto de Saúde Pública de Cabo Verde.
  • Facilidades Médicas: Todas as ilhas possuem hospitais, clínicas ou postos médicos. Para saber mais por favor visite o INSP – Instituto Nacional de Saúde Pública (gov.cv).

Perguntas Frequentes sobre Viagens para Cabo Verde

Veja aqui informação útil, respondendo às respostas para as perguntas mais frequentes dos viajantes sobre as ilhas do arquipélago de Cabo Verde.

Saiba mais informações sobre cuidados de saúde, vistos, clima, transportes, cuidados de saúde, moeda, gastronomia, animais e outras questões importantes para quem chega a um novo país.

Se tiver outras dúvidas, fale connosco.

explore

Explore cabo verde

Sol e praia, trilhos de montanha, paisagens de uma natureza que tão facilmente brota por todo o lado e uma riqueza de costumes e tradições que não se traduz em preço algum: Cabo Verde é um paraíso que descansa à beira-mar.

Com a morabeza das gentes e a magia que só se encontra em Ilhas de sol e mar, este país-arquipélago é um universo de experiências a descobrir.

Os sabores, os cheiros e as cores entranham-se nas memórias e aqui sente-se na pele o morno da brisa e o doce da vida.

newsletter

Newsletter

Subscreva a nossa newsletter e descubra experiências e eventos surpreendentes