Cabo Verde
banner
banner

Santiago, coração de Cabo Verde, pulsa com cultura e vivacidade

Santiago, a maior ilha de Cabo Verde, abriga a capital, Praia, e destaca-se pela rica diversidade cultural e por alguns dos eventos mais importantes do país. Aqui vive-se inquietude, diversão, novas experiências, com planos infinitos para que cada dia seja diferente e inesquecível.
992 km²

992 km²

Área total

1.392 metros

1.392 metros

Pico da Antónia é o ponto mais alto da Ilha

Coordenadas

Coordenadas

14.947388, -23.489327

300.000

300.000

Habitantes

História e raízes africanas profundas

Santiago é a maior ilha do arquipélago!

Na cidade da Praia, capital de Cabo Verde, vive mais de metade da população do país.

Santiago foi descoberta em 1460 por exploradores portugueses, tendo-se tornado rapidamente num importante centro para o comércio transatlântico de escravos.

A ilha tem uma longa e tumultuosa história, marcada por períodos de colonização, rebeliões e movimentos de independência.

Além da Praia, outras cidades importantes da ilha que merecem referência são Tarrafal, Assomada e Cidade Velha.

cidades-santiago-cabo-verde.jpg

Tarrafal, outrora uma colónia penal portuguesa, mostra-nos as ruínas da prisão, o ex-campo de Concentração do Tarrafal e o Museu da Resistência, que apresenta exposições sobre o passado colonial do país, bem como sobre a sua luta pela independência.

A Assomada, centro do Concelho de Santa Catarina, é conhecida como o celeiro de Cabo Verde.

O seu mercado foi o primeiro do país e a ele conflui diariamente gente de toda a ilha.

A Cidade Velha - antiga Ribeira Grande - foi a primeira capital do arquipélago e obteve o estatuto de cidade em 1533, sendo por isso a mais antiga cidade criada nos trópicos pelos europeus.

É considerada o berço da nacionalidade, eleita uma das 7 maravilhas portuguesas no Mundo e é hoje Património Mundial da Humanidade.

Santiago é rica em contrastes: há montanhas vertiginosas, paisagens estéreis e vales verdejantes depois de uns pingos de chuva.

As marcas coloniais, dos ataques de piratas ao comércio de escravos, estão bem presentes, ainda que algumas em ruínas.

Os mercados são vibrantes, baluartes da cultura africana, ao som de música tradicional, produtos agrícolas, artesanato e sabores imperdíveis.

O passado adverso de Santiago não quebrou o seu povo. Isso é evidente no jeito da morabeza, um modo generoso e acolhedor de viver.

Nôs tera, êspera ku sorri- A nossa terra espera-te com um sorriso.

Este é o testemunho da resiliência e do espírito do povo cabo-verdiano, pela sua capacidade de encontrar alegria e beleza no meio dos desafios.

pessoas-praia-santiago-cabo-verde.jpg

História, geografia e cultura de Santiago

A ilha de Santiago tem uma área total de 992 km² e é caracterizada pelo seu terreno acidentado, picos vulcânicos e vales verdejantes.

O ponto mais alto da ilha é o Pico da Antónia, com 1.392 metros.

As coordenadas da ilha são 14,9205° N, 23,5087° W, e a sua população é de aproximadamente 300.000 pessoas.

Santiago é conhecida pela sua diversidade de flora e fauna, incluindo uma imensa variedade de espécies de aves, lagartos e tartarugas.

A ilha é rica em manifestações culturais que refletem a sua história, diversidade e grande tradição musical, com géneros como o funaná, o batuque e a morna a gozar de extrema popularidade entre os locais e os visitantes.

Cerâmica, cestaria e bordados fazem, igualmente, parte da identidade de ofícios de Santiago.

E, claro, vale a pena explorar a gastronomia da ilha, que tem na cachupa o seu ex-libris – um guisado de massa de milho com feijão e carne de vaca, cabra e galinha, elemento básico da cozinha cabo-verdiana.

Explorar a Capital - Praia

Praia, a capital do Arquipélago, é a cidade mais populosa do país. E é na Praia que encontramos o núcleo político, económico e administrativo de Cabo Verde.

A sua arquitetura prima pelo estilo colonial português, que adorna assim as paisagens da cidade.

No centro desta cidade, encontramos a Praça Alexandre Albuquerque, em redor da qual se erguem a Igreja Paroquial, o Tribunal e o edifício da Câmara Municipal.

É nesta Praça que a população local se reúne, em especial ao fim da tarde. Esta área foi desenvolvida sobre um planalto basáltico, denominado Plateau.

praca-alexandre-albuquerque-praia-santiago-cabo-verde.jpg

A Avenida Amílcar Cabral é a principal artéria do Plateau, e é nela que se encontram algumas das mais reconhecidas casas comerciais e empresas, decoradas com jardins e terraços que valem a pena visitar.

De salientar ainda as antigas "linhas de defesa" eternizadas pelo Forte e o seu canhão apontado para o mar.

Visitar Praia é sinónimo de respirar cultura, tradição e curiosidades, encontradas, por exemplo, na Feira de Sucupira, tipicamente africana, onde se encontra de tudo um pouco, ou no tão conhecido Mercado, cujos produtos, em especial os agrícolas, trazem o perfume das hortas do interior da Ilha.

Esta cidade multifacetada, presenteia também diariamente os locais e a quem a visita, com a brisa marítima das belas praias de Mulher Branca, Prainha, Quebra-Canela e Gamboa, esta última onde se realiza, a 19 de Maio, um reconhecido Festival de Música.

Fonte Cabo Verde Travel Guide

Explorar a Capital - Praia

Conhecer a Cidade Velha

A herança histórica de Santiago é evidente na encantadora Cidade Velha, localizada no concelho da Ribeira Grande de Santiago, a 15 quilômetros a oeste da Praia.

A Cidade Velha é o berço da cultura crioula, onde se unem as culturas Africana e Europeia

Como antiga capital de Cabo Verde, a Cidade Velha desempenhou um papel crucial no início da história colonial do arquipélago.

Hoje, a cidade é Património Mundial da UNESCO, com vários marcos históricos, como:

  • a Fortaleza de São Filipe,
  • a Catedral de Nossa Senhora da Assunção,
  • a Igreja de Nossa Senhora do Rosário,
  • o Convento de São Francisco e
  • o Pelourinho.

O Pelourinho da cidade, um dos atuais monumentos que vale a pena visitar, foi erguido em 1520. Já a mais antiga igreja colonial do mundo, a Igreja de Nossa Senhora do Rosário, construída em estilo manuelino remonta a 1495.

De salientar que a primeira rua de urbanização portuguesa nos trópicos localiza-se aqui, na rua Banana, que conduz à igreja.

A Sé Catedral data de 1693, numa altura em que esta cidade já tinha perdido muito da sua relevância.

Duas décadas mais tarde, foi saqueada e danificada por piratas franceses.

Em meados do século XVII, foi construído um local de culto e de formação, denominado Convento de São Francisco, também ele saqueado e danificado no mesmo assalto que flagelou a Sé Catedral.

De salientar o Monumento do Forte Real de São Filipe, impactante nos seus 120m de altura, e que dominou a defesa da cidade contra os ataques de piratas e corsários, desde 1590.

Conhecer a Cidade Velha

Abraçar a natureza

A Ilha de Santiago acolhe uma panóplia incrível de paisagens naturais, desde picos vulcânicos até praias de sonho.

É Imperdível absorver a beleza do único jardim botânico do país em São Jorge dos Órgãos.

Um dos melhores locais para explorar a natureza na ilha é o Parque Natural da Serra da Malagueta, que oferece vistas da ilha e da sua costa de cortar a respiração.

Encontram-se outras atrações naturais no Vale da Ribeira da Barca, na Praia de Baixo e na Praia da Calheta de São Miguel.

O clima húmido e ameno oferece à ilha uma vegetação exuberante nas zonas mais altas, contrastando por sua vez com uma aridez intensa nas zonas mais baixas.

A ilha é também habitat de muitas espécies animais, como:

  • pequenos répteis (como lagartos e lagartixas),
  • coleópteros,
  • insectos endémicos,
  • pequenos símios e
  • aves.

Estima-se existirem cerca de cento e cinco espécies de aves terrestres e marinhas em Santiago.

Vinte e quatro espécies de aves são endémicas e as restantes são migratórias, de África e da Europa.

Santiago é assim um óptimo local para a observação ornitológica.

De salientar que aves como o pato marmoreado, saltador e asa curta ou milhafre estão em via de extinção.

Podem-se observar igualmente aves de rapina como:

  • a francelha ou falilie,
  • a coruja,
  • o falcão e
  • o minhoto

Bem como aves insectívoras, como:

  • a passarinha de pena azul,
  • o corvo,
  • o pardal de algodoeiro,
  • o pardal da barbaria,
  • as garças e
  • a calhandra do ilhéu Raso.

As características marinhas de Santiago, como a temperatura amena da água (com uma média anual de 25ºC) e a existência de plataformas de corais, promovem um fundo marinho rico e multivariado, perfeito para a caça submarina e mergulho, em especial na zona oriental da ilha.

Abraçar a natureza

Contemplar praias e recortes geográficos cénicos

A dinâmica da Ilha de Santiago é alimentada por uma excelente rede de estradas pavimentadas, que pode ser percorrida pela costa e pelo interior.

Salienta-se, em especial, um percurso de 70 km pela via interior, onde encontramos, entre os seus pontos extremos sul e norte, a Cidade da Praia e o Tarrafal, que salpicam o horizonte com as suas belíssimas praias.

No regresso, o vislumbre de extensas plantações de banana, papaieiras e coqueiros, entre outras culturas tropicais, demonstram a água que abunda pelo litoral Este, na Calheta, Santa Cruz e Pedra Badejo.

Santiago oferece muitas oportunidades de caminhadas para os visitantes explorarem os seus trilhos cénicos.

O Pico da Antónia, o ponto mais alto da ilha, é um destino popular para caminhadas que culmina com vistas deslumbrantes sobre a paisagem circundante.

Fonte Wikiloc
5-santiago-cabo-verde.jpg

Santiago não é apenas uma ilha, é um mosaico de panoramas de tirar o fôlego e histórias ricas. E a sua beleza e diversidade são exemplificadas pelos numerosos trilhos e praias que se estendem desde o seu interior até à costa.

Um dos pontos de observação mais magníficos é Rui Vaz, situado a meio caminho do Pico da Antónia.

Outros percursos pedestres populares incluem:

  • o trilho da Ribeira da Barca,
  • o trilho da Serra da Malagueta e
  • o trilho da Calheta de São Miguel.

Dotada de um recorte geográfico magnífico, Santiago presenteia os seus habitantes e turistas com baías e enseadas que reflectem a paz e a morabeza deste povo.

Vale a pena visitar a bonita Baía de São Francisco e São Martinho, onde amarou o hidroavião que levou Gago Coutinho e Sacadura Cabral na sua viagem ao Brasil.

Santiago é dona de algumas das mais belas praias de Cabo Verde.

  • A Praia de Baixo,
  • A praias da Calheta de São Miguel,
  • A praia da Gamboa,
  • A praia do Tarrafal,
  • A praia de S. Francisco,
  • A praia dos Amores,
  • A praia de Porto Mosquito,
  • A praia de Angra.
Contemplar praias e recortes geográficos cénicos

Assistir a festivais

A ilha de Santiago é palco de muitos festivais e eventos culturais ao longo do ano.

Um dos mais populares da ilha é o Festival da Gamboa, que se realiza em maio e reúne no mesmo lugar música, dança e comida tradicional.

Outros eventos imperdíveis incluem o Carnaval da Assomada e o Festival de Música do Tarrafal, para além da celebração do São João, a 24 de Junho, festejado aliás em todas as ilhas do arquipélago.

Fonte RTC

Assistir a festivais

Degustar a gastronomia local

Santiago é conhecida pela sua deliciosa gastronomia, com pratos como a Cachupa e os pastéis de milho a merecer especial destaque, sem esquecer o Feijão pedra guisado com carne salgada de pilão.

A ilha é também célebre pelo seu marisco fresco, que pode ser encontrado em muitos dos estabelecimentos locais.

Na capital, Praia, não faltam restaurantes que servem a cozinha tradicional cabo-verdiana.

Degustar a gastronomia local

O GUIA DE BOLSO DA ILHA DE SANTIAGO

O património cultural, as paisagens naturais deslumbrantes e a diversidade da vida selvagem fazem da visita à ilha de Santiago uma experiência autêntica e inesquecível.

Veja em baixo um resumo rápido de algumas das atrações mais relevantes da Ilha.

sun_sea.svgAtrações de Sol e Praia

3-atracoes-sol-praia-tarrafal-ilha-santiago-cabo-verde.jpg

  • Praia de Angra (Assomada)
  • Praia de Areia Grande (Santa Cruz)
  • Praia de Baixo (São Domingos)
  • Praia de Coqueiro (Santa Cruz)
  • Praia de Fazenda (Santa Cruz)
  • Praia de Mangue (Tarrafal)
  • Praia de Porto Mosquito (Porto Mosquito)
  • Praia de Rincão (Assomada)
  • Praia de São Francisco (São Francisco)
  • Praia de Tarrafal (Tarrafal)
  • Praia de Tcharco (Assomada)
  • Praia de Tchom Bom (Tarrafal)
  • Praia dos Amores (Calheta)
  • Prainha (Praia)
  • Quebra Canela (Praia)

anture_rural_tourism.svgAtrações de Natureza e Aventura

2-atracoes-natureza-ilha-santiago-cabo-verde.jpg

  • 4x4
  • Baía de Angra (Assomada)
  • Baía de Tarrafal (Tarrafal)
  • Barragem na Ribeira de Poilão (Assomada)
  • Caminhada de Tchom Bom a Ribeira Prata (Tarrafal)
  • Caminhada em Tarrafal (Tarrafal)
  • Caminhadas em Santa Catarina (Assomada)
  • Caminhadas em Santa Cruz (Santa Cruz)
  • Cascata de Água Caída (Assomada)
  • Farol de Maria Pia (Praia)
  • Fósseis dunares de Móia-móia (Santa Cruz)
  • Gruta de Robão de Cal (São Domingos)
  • Grutas de Águas Belas (Assomada)
  • Hiking para Monte Tchota (Rui Vaz)
  • Monte Bidela (São Domingos)
  • Moto quad (Tarrafal)
  • Observação da desova de tartarugas (Santa Cruz, Ribeira da Prata, Moia Moia, Praia Baixo, Francisco)
  • Observação de Aves
  • Parque Natural da Serra da Malagueta (Tarrafal)
  • Parque Natural Monte Tchota (Rui Vaz)
  • Parque Natural Pico D´Antónia (Pico D´Antónia)
  • Piscina Natural Ponta de Atum (Tarrafal)
  • Piscinas Naturais de Ribeira Prata (Tarrafal)
  • Plantação de Banana em Santa Cruz e Pedra Badejo (Santa Cruz)
  • Porto Mosquito (Zona Piscatória) (Porto Mosquito)
  • Ribeira Principal (Tarrafal)
  • Rui Vaz (São Domingos)
  • Trilho Parque Natural do Monte Tchota - Pico DÁntónia
  • Trilho Rui Vaz - Pico DÁntónia (São Domingos)
  • Vale da Ribeira da Barca (Assomada)
  • Vale de São Domingos (São Domingos)

aquatic_nautical.svgAtrações Náuticas

3-atracoes-nautica-ilha-santiago-cabo-verde.jpg

  • Jet Sky (Tarrafal)
  • Mergulho (Tarrafal)
  • Mota de Água (Tarrafal)
  • Passeio Banana Boat (Tarrafal)
  • Passeio de Barco (Tarrafal, Ribeira da Barca, Porto Mosquito, Praia, Cidade Velha, Baia do Inferno)
  • Pesca Desportiva (Tarrafal, Ribeira da Barca, Porto Mosquito, Praia, Cidade Velha)
  • Pesca Tradicional (Tarrafal, Ribeira da Barca, Porto Mosquito, Praia, Cidade Velha)
  • Snorkeling (Tarrafal)
  • Stand-up Paddle(Tarrafal)

cultural_tourism.svgAtrações Culturais

3-atracoes-culturais-ilha-santiago-cabo-verde.jpg

  • Campus Universitário da Praia (Praia)
  • Casa Amilcar Cabral (Praia)
  • Casa do Cidadão (Praia)
  • Casa Museu de Amílcar Cabral (Praia)
  • Centro Cultural Museu da Tabanka (Assomada)
  • Convento de São Francisco (Cidade Velha)
  • Cruz de Papa (Praia)
  • Edificio Anjo Mundial (Praia)
  • Farmácia Africana (Praia)
  • Farol de Maria Pia (Praia)
  • Festival Areia Grande (Santa Cruz)
  • Festival da Gamboa (Praia)
  • Festival Gastronómico (São Domingos)
  • Festival Kriol Jazz Festival (Praia)
  • Festival Nha Santa Catarina (Assomada)
  • Festival Nho Santo Amaro (Tarrafal)
  • Festival Peixe (Tarrafal)
  • Forte Real de São Felipe (Praia)
  • Fundação Amílcar Cabral (Praia)
  • Hospital Agostinho Neto (Praia)
  • Igreja de Assomada (Assomada)
  • Igreja Nossa Senhora da Graça (Praia)
  • Igreja Nossa Senhora do Rosário (Cidade Velha)
  • Liceu Domingos Ramos (Praia)
  • Mercado da Sucupira (Praia)
  • Mercado Municipal da Praia (Praia)
  • Monumento a Diogo Gomes (Praia)
  • Museu do ex-Campo de Concentração do Tarrafal (Tarrafal)
  • Museu Etnográfico da Praia (Praia)
  • Núcleo Museológico da Praia (Praia)
  • Palácio da Cultura Ildo Lobo (Praia)
  • Palacio Justiça (Praia)
  • Pelourinho da Cidade Velha (Cidade Velha)
  • Plateau (Praia)
  • Porto Mosquito (Zona Piscatória) (Porto Mosquito)
  • Praça Alexandre Albuquerque (Praia)
  • Projeto de valorização do bairro (Praia)
  • Quartel Jaime Mota (Praia)
  • Residência da Presidência da República (Praia)
  • Rua Banana (Cidade Velha)
  • Rua D'Arte - Terra Branca (Praia)
  • Ruínas do Engenho (Engelho)
  • Sé Catedral (Cidade Velha)
  • Sede Banco Comercial do Atlântico (Praia)
  • Sede Correios (Praia)
  • Zona Ponta Belém (Praia)

Outras informações sobre Santiago

Fonte Booking
5-outras-informacoes-ilha-santiago-cabo-verde.jpg

Santiago oferece uma variedade considerável de opções de alojamento, desde hotéis de luxo a pensões económicas.

Chegar a Santiago é relativamente fácil, pois o principal aeroporto da ilha, o Aeroporto Internacional Nelson Mandela, recebe diariamente voos de vários destinos nacionais e internacionais.

explore

Explore cabo verde

Sol e praia, trilhos de montanha, paisagens de uma natureza que tão facilmente brota por todo o lado e uma riqueza de costumes e tradições que não se traduz em preço algum: Cabo Verde é um paraíso que descansa à beira-mar.

Com a morabeza das gentes e a magia que só se encontra em Ilhas de sol e mar, este país-arquipélago é um universo de experiências a descobrir.

Os sabores, os cheiros e as cores entranham-se nas memórias e aqui sente-se na pele o morno da brisa e o doce da vida.

PLANEAR A VIAGEM

Conhecer um novo país é sinónimo de aventuras. Uma cultura diferente, com leis próprias, costumes, gostos e peculiaridades distintas de qualquer outra parte do mundo.

Ao preparar a viagem com antecedência pode poupar alguns desafios.

Concentramos aqui as principais dúvidas dos viajantes e algumas dicas para que conheça o país sem sobressaltos.

COVID-19
COVID-19

COVID-19

Visto e Imigração
Visto e Imigração

Visto e Imigração

Moeda e Custos
Moeda e Custos

Moeda e Custos

Voos e Aeroportos
Voos e Aeroportos

Voos e Aeroportos

Cuidados de Saúde
Cuidados de Saúde

Cuidados de Saúde

Perguntas Frequentes
Perguntas Frequentes

Perguntas Frequentes

newsletter

Newsletter

Subscreva a nossa newsletter e descubra experiências e eventos surpreendentes